• WR São Paulo

A importância das cores no artesanato


Você já parou para pensar no quanto a escolha das cores influencia o resultado final do seu trabalho e consequentemente causa impacto nas suas vendas? Uma combinação acertada de cores além de agradar aos olhos irá estimular o interesse de um número maior de compradores.


As cores influenciam o nosso estado de espírito e também transmitem de maneira inconsciente como nos sentimos naquele momento.


Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), escreveu: “artistas são aqueles cujos olhos julgam de forma perspicaz as relações entre as cores, destinando a melhor parte de suas vidas à observação e imitação de harmonias encantadoras”.


Vamos fazer um resumo do que cada cor representa para te ajudar a refletir sobre qual usar de acordo com a impressão que deseja causar com a sua peça.


Azul: Harmonia e Paz

Muito utilizado nos trabalhos manuais, o azul é associado à harmonia e ao equilíbrio. É também uma das cores associadas à paz. Nos ambientes, causa uma sensação de espaço aberto, pois as montanhas ficam azuladas no horizonte e esta também é a cor do céu.


Rosa: Calma e Esperança

O rosa é um sinal de esperança, calma e doçura. É também uma das cores associadas à paixão. É uma cor que passa a sensação de que tudo vai ficar bem, pois representa a doçura e a inocência da criança.


Verde: Juventude e Vitalidade

O verde é muito associado à renovação, ao equilíbrio e à plenitude. É, sobretudo, a cor da natureza viva. A cor verde harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias.

Branco: Pureza e Tranquilidade


È uma cor vibrante, luminosa e otimista. O branco é um clássico atemporal e elegante. Por ser uma cor neutra, combina muito bem com as demais cores, além de simbolizar a pureza e dar sensação de mansidão.


Laranja: Vitalidade e Alegria

A cor laranja é enérgica, criativa e vibrante. É associada à espontaneidade, comunicação e sucesso. Também representa uma visão positiva da vida, o entusiasmo, o fascínio, a determinação e o encorajamento.


Lilás: Sinceridade e Intuição

O lilás é a cor da alquimia e da magia. É associado à transformação, espiritualidade e dignidade. Também representa o mistério, expressa a sensação de individualidade e é uma cor relaxante.


Salmão: Harmonia e Felicidade

O salmão é o equilíbrio entre a terra e o fogo. É associado ao amor universal e ao amor próprio. Também é uma cor que acalma as emoções e ajuda a relaxar.


Amarelo: Luz e Alegria

O amarelo simboliza o calor e a prosperidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Também expressa leveza e jovialidade.


Vermelho: Paixão e Força

O vermelho simboliza o amor e o poder. É uma cor vibrante e que eleva a autoestima. Também simboliza a chama que mantém vivo o desejo e representa os sentimentos e amor e paixão.


Preto: Elegância e Poder

A cor preta transmite a sensação de mistério. Está relacionado à curiosidade e à memória emocional. É a cor do design. Também simboliza o luxo, a sofisticação, a dignidade e a classe, indicando nobreza e transmitindo seriedade.



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo