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  • WR São Paulo

Quer ter mais sucesso no seu negócio de artesanato? Veja as dicas que separamos para você!

  1. Dentro do artesanato, escolha o seu segmento e técnica. Esse ponto é importantíssimo, pois ele está diretamente ligado à qualidade do seu trabalho e quanto irá dedicar ao aprimoramento dele. Sabemos que existem muitas técnicas e para quem gosta do trabalho manual é difícil ficar em apenas uma. São tantas formas, cores, texturas e possibilidades, mas você deve se ater a um nicho específico para poder se especializar e ter mais sucesso por um longo e duradouro período.

  2. Pense na solução que seu produto oferece. Pensar no cliente e desenvolver produtos que irão atender seus desejos e necessidades é uma ótima estratégia para inovar e ter reconhecimento. Por exemplo: minha cliente é maquiadora e precisa ter seus pincéis e cosméticos à vista de forma prática e organizada e eu tenho produtos e sugestões, ou sou capaz de desenvolver algo inovador que atenda a essa necessidade. E a melhor parte é que se esse produto for bem trabalhado, ele será atrativo para muitas outras pessoas e ganhará escala. Sem contar que a minha cliente fará propaganda positiva e gratuita das soluções apresentadas por mim para suas amigas e clientes. E você sabe: a comunicação “boca a boca” é a maneira mais rápida e eficaz para transmitir uma boa ideia.

  3. Identifique suas aptidões e fique de olho nas tendências. Unir o que você ama a tendências é tudo de bom! As tendências se desenvolvem a partir de uma inovação e no artesanato não poderia ser diferente. Ao percebê-la é possível se adaptar e se antecipar ao comportamento que o seu cliente adotará futuramente. Informe-se sempre e saia à frente! Para isso é importante buscar informações em sites e perfis que falem sobre artesanato, empreendedorismo ou de pessoas que são referência no setor criativo. Acompanhe o calendário de feiras, eventos, congressos, fóruns e discussões sobre o mercado e a respeito de técnicas, processos, ferramentas e produtos. Vale cursos e vídeos também! Use a internet a seu favor e lembre-se: inspiração e referência são diferentes de cópia. Adapte para o seu estilo e crie suas próprias peças!

  4. Divulgue sempre o seu trabalho! A nossa dica aqui é para que você divulgue o seu trabalho de todas as formas possíveis. Sabemos da limitação do orçamento, mas é importante ser reconhecido e se diferenciar dos seus concorrentes. As redes sociais são uma realidade e uma necessidade, mas para funcionar é preciso oferecer um conteúdo de qualidade para manter o seu público interessado e engajado. Mas não se esqueça de que uma boa fatia do seu público consumidor está no “mundo real”, ou seja, no presencial. Então não se esqueça de divulgar seu trabalho para seus conhecidos, de se conectar com as pessoas do setor, de fazer parte de comunidades, de participar de feiras e eventos para se destacar sempre, mostrar a qualidade dos seus produtos e se aproximar do seu cliente. Importante: sem consumidores não há mercado.


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