top of page
banner 6.png

RUA DAS ARTES - Jardins da Mega

Em 2024 venha se encantar no corredor principal da Mega Artesanal, que esse ano vai mostrar o universo maravilhoso das flores e borboletas onde os Jardins da Mega ganham vida.

Essa exposição apresentará uma coleção única de arranjos artesanais criados por talentosos artistas convidados feitos com uma grande variedade de técnicas e materiais diferentes para poder inspirar você em suas criações. Sempre incentivando o faça você mesmo como inspiração para a criatividade.

A grandeza simbólica da borboleta reside nos seus significados ocultos e profundos. Ela é associada à ideia de renascimento e renovação pois passa uma fase de desenvolvimento intenso antes de emergir como uma borboleta. Esse processo simboliza o crescimento pessoal e espiritual, encorajando-nos a buscar constantemente a nossa própria evolução.

Visite a Rua das Artes no corredor principal da Mega Artesanal e deixe-se envolver pela magia e encanto dos JARDINS DA MEGA!

Curadoria: Vlady, Flavia Terzi e Rita Mazzotti

Exposição - Inteligência artificial ou verdade libertadora?

Num momento em que nossa liberdade está cada vez mais controlada pela inteligência artificial, que nada tem de inteligente e muito menos de artificial, nós, artistas, propomos uma alternativa pela tangente, pelo avesso do avesso, onde ainda podemos transitar pelos caminhos da liberdade e da lucidez. Propomos um novo olhar, natural, genuíno, sincero, espontâneo e autêntico, com a alegria que a vida brota, num caminho destes, verdadeiro e real.

Artista Têxtil: Ana Maria Reis e seus convidados

Curadoria: Cíça Mora

Expo_Ana Maria Reis

Exposição - Vermelho

Num momento em que o “sangue nos olhos” avança cada vez mais, nossa exposição propõe que prestemos mais atenção ao sangue que corre em nossas veias.

Queremos que o que realmente importe sejam as histórias que cada um constrói, as alegrias que nascem das nossas experiências e a memória que tudo isso deixa como legado. Nós somos pela felicidade, pela paz e pela alegria de viver uma vida leve e bem vivida! Venha ser feliz com a gente!


Curadoria: Ciça Mora
Cocuradoria: Fatima Coelho


Exposição idealizada  a partir dos tecidos Afonso Franco e da artesã Cris Rosa que trabalha com reciclagem de garrafas, transformando em lindas bonecas.

PEÇA DE SIOMARA GOULART

Exposição PDB - Jardins que Inspiram

Nosso Propósito e Missão
Promover o interesse e apreciação pela pintura decorativa visando educar e estimular pintores iniciantes ou não, nos estilos tradicionais e modernos da pintura decorativa.

Participantes
Amanda Novaes / Antonia Riera / Marcia Bestchart / Eleonora Costa / Luiz Poletti / Silvana Copolla

Exposição PDB (3)
Exposição PDB (4)
Exposição PDB (2)
Exposição PDB (1)

Exposição - A natureza inspira a arte
 
Curadoria: EuroRoma
 
Explorar a nossa conexão entre a arte e a natureza, retratar a sua beleza e reinterpretá-la de várias maneiras. Através da combinação ousada e harmoniosa de diversas técnicas artesanais, cores e texturas, refletir a diversidade e a beleza do nosso meio ambiente.
 
A arte também contribui com a maneira como percebemos e apreciamos o natural, afinal, a natureza é uma fonte rica e inesgotável de inspiração, criatividade e bem-estar.
 
Buscar através da arte, expressar ideias e emoções, apreciar a natureza de maneiras únicas e pessoais, dentro da visão de cada artista têxtil e artesão convidado.
 
Proporcionar uma experiência imersiva e agradável, em um espaço criativo que nos leva a refletir sobre a urgente necessidade de preservar o nosso meio ambiente. Desta forma, toda a exposição será composta por fios e barbantes sustentáveis EuroRoma, que produzidos a partir do reaproveitamento e reciclagem de resíduos têxteis, colaboram com a redução do impacto ambiental.
 
Artes manuais em conexão com o meio ambiente!

Euro Roma.png

Exposição - Bordado como Patrimônio Cultural e Afeto
 
Artista Convidada: Iara Reis

Curadoria: Ciça Mora

Realização: WR São Paulo
 
Enquanto o mundo se acaba em guerras, destruição e temperaturas extremas, Iara Reis contrapõe tudo isso nos trazendo uma exposição e uma Ciranda de Bordado com trabalhos lindos e cheios de memórias. Traz, também, professoras ilustres que vão compartilhar com o público a riqueza do nosso patrimônio nacional e da nossa cultura brasileira. Ambas são expressadas em Bordados que contam muitas histórias e que são feitos com base no puro afeto.

Iara Reis.png

Exposição - Coração Nordestino
 

Curadoria: Estela Mota

Realização: WR São Paulo
 
A região Nordeste do Brasil, com sua diversidade cultural rica e de paisagens deslumbrantes, sempre foi uma fonte de inspiração para artistas de variados estilos e épocas. Idealizando, organizando e coordenando essa exposição, Estela Mota traz trabalhos de artistas têxteis brasileiros contemporâneos que celebram as múltiplas facetas desta região vibrante, seus costumes, história e espírito do povo nordestino, retratando tanto a alegria quanto os desafios de sua vida diária. Não se trata apenas de uma exposição, mas de uma homenagem à capacidade do Nordeste de sempre inspirar e emocionar através de sua beleza e complexidade. 

estela mota_edited.jpg

Exposição - Natureza Ceifada
 
Artista Convidado: Diomilton Ferraz

Curadoria: Ciça Mora

Mentoria: Janete Fontinelle

Realização: WR São Paulo 

Exposição - Arte sobre papel - Revisitando temas de 14 anos de história
 
Artistas: Vlady e Keiko

Um mergulho fascinante na trajetória artística de Vlady e Keiko, dois mestres da escultura em papel. Acompanhando a Mega Artesanal, a maior feira de técnicas para quem faz Arte e Artesanato da América Latina, por 14 anos, eles nos presentearam com obras inspiradoras que exploram uma variedade de temas, desde o encantador mundo da Disney até o universo mágico de Harry Potter, e muito mais.


Esta retrospectiva de 2024 é uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na evolução criativa desses artistas ao longo dos anos. Desde as primeiras obras que cativaram o público, os Mangás, até as mais recentes, cada escultura de papel é uma celebração da imaginação e da habilidade artística dessa dupla.


Ao caminhar pela exposição, os espectadores serão transportados para mundos fantásticos e relembrarão momentos marcantes da cultura pop. Cada peça é uma prova do domínio técnico e da paixão dos artistas pelo papel como meio de expressão.

 

"Arte sobre Papel - Revisitando Temas de 14 Anos da História" é mais do que uma simples exposição; é um testemunho do poder duradouro da arte em nos conectar, inspirar e encantar. Este evento é imperdível para todos os amantes da arte e do artesanato como forma de expressão.

Exposição - São Paulo, a Grande Metrópole
 
Curadoria: Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo

Neste ano o Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo, nos apresenta o tema Brasil: São Paulo a grande metrópole.

É nesse ambiente que vivemos em constante adaptação diante da desordem causada ora pela correria do dia a dia, ora pelo caos que a própria cidade nos impõe.

São Paulo é capaz de provocar em nós sentimentos diversos, que nos levam a pensar que o tempo passa rápido demais, como num piscar de olhos. Tomados pelas emoções, o nosso coração dispara não apenas por medo, mas, principalmente, por amor: amor ao belo, aos bichos aos outros iguais. É uma constante despedida em meio aos encontros.

Nessa grande metrópole da qual a natureza parece ter sido banida, conseguimos transformar nosso olhar em fascínio ao encontrarmos lugares escondidos, ocultos, ao nos depararmos, em seus variados parques, com o desabrochar das flores, o voo dos pássaros e borboletas, as pessoas, em especial os jovens, ocupando o espaço urbano. Também podemos contemplar a beleza exuberante em cada um dos seus inúmeros monumentos, com suas características peculiares.

São Paulo é esse paradoxo que traz em si a desigualdade social e ao mesmo tempo a beleza da diversidade.

Exposição - Cerâmica
 
Mestre: Wandecok Cavalcanti

Exposição de peças em cerâmica do Mestre Wandecok Cavalcanti, artista e escultor, com o tema barroco e demonstrações.

Atelier dos Sonhos.jpeg
Coração de Pano.jpeg

Patrocinadores

bottom of page