
Exposições
TODAS ELAS
Local: Rua das Artes
Curadoria: Vlady, Flavia Terzi, Wander Mazzotti, Rita Mazzotti e Paulo Mattos
A Mega Artesanal, a WR São Paulo e a WR ART Galeria têm o orgulho de apresentar o projeto especial “Todas Elas”, uma grandiosa homenagem à força, à identidade e à pluralidade das mulheres, tema central da edição de 2025.
“Todas Elas” será realizado na Rua das Artes, um espaço transformado pela criatividade e pelo talento dos artistas convidados, que celebrará a arte contemporânea e o artesanato brasileiro em uma experiência única e emocionante.
Com uma abordagem ousada e envolvente, o projeto apresentará 30 obras exclusivas, criadas e elaboradas por artistas visuais de primeira grandeza que irão explorar diferentes linguagens, técnicas e estilos, enriquecendo a narrativa do tema “Todas Elas”.
O grande desfile na Rua das Artes será composto por 20 esculturas e 10 telas.
As esculturas serão modeladas e produzidas uma a uma na técnica de papietagem pela artista visual Ju Granja. Essas esculturas fazem parte da série “Silhuetas” e simbolizam a identidade e a pluralidade das mulheres, representadas de forma poética e marcante.
As esculturas serão customizadas por um grupo diversificado de artistas visuais, têxteis e artesãos, que trarão sua visão única e técnicas variadas, refletindo a força e a singularidade do tema.
As telas gigantes, expostas em cavaletes monumentais, pensadas, elaboradas e executadas por artistas visuais de talentos, linguagens e estilos únicos em sua criatividade e execução de obras ajudarão a criar uma atmosfera lúdica e contemplativa.


CORPO NO ESPAÇO
Exposição Têxtil Individual
Artista: Marta Rosa
Curadoria: Ciça Mora
A rosa, em sua simplicidade majestosa, sempre foi muito mais que uma simples flor.
É um símbolo.
Um paradoxo.
Ela não grita: convida.
E traz em sua beleza, espinhos, lembrando que beleza e dor coexistem.
A rosa se traduz em sua impermanência e ensina o valor do instante, do agora, da presença do CORPO NO ESPAÇO.
Traz sua preciosidade e depois murcha.
Perfuma de um perfume inesquecível, como as ideias, os afetos e tudo o que realmente importa.
CORPO da delicadeza NO ESPAÇO.
CORPO que floresce NO ESPAÇO.
CORPO que insiste em brotar NO ESPAÇO.
CORPO que sussurra beleza NO ESPAÇO.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() |
BORDADOS - O ATO DE BORDAR
Artista: Iara Reis
Curadoria: Ciça Mora
Iara Reis traz muitas reflexões nesta exposição.
Bordar é imprimir numa base a essência da identidade humana, um mosaico complexo de experiências individuais e coletivas. É viver com as mãos, é contar histórias sem palavras, é transformar silêncios em texturas. Bordar é costurar mundos, tornar visível o invisível, é viver com delicadeza.
Em cada ponto, uma emoção. Enquanto a vida passa, a linha permanece. O erro é desfeito, o ponto refeito e a beleza se guardam no processo.
Porque o tempo do Bordado se sobrepõe à pressa do mundo.
Em cada trabalho, uma história. Memória para ser contada e lembrada por infinitas gerações.
(Cíça Mora)



EXPOSIÇÃO DE DEDAIS
Exposição Individual
Artista: Iara Reis
Leve seu dedal repetido para trocas no local.
CORPO MENTAL
Exposição Têxtil
Artista: Cris Dias
Curadoria: Ciça Mora
Não somos apenas corpo físico.
Também temos CORPO MENTAL, que reúne nossas faculdades intelectuais e psíquicas.
Pensamos, raciocinamos, compreendemos, nos emocionamos, desejamos, nos lembramos, nos preocupamos, amamos, imaginamos, decidimos… e adoecemos.
Hoje, com nossa saúde mental prejudicada, vivemos um sofrimento psíquico coletivo recorrente, com muitos de nós sofrendo de transtornos de ansiedade, depressão, estresse etc.
Essa instabilidade emocional nos chega por diversos fatores, como a desigualdade, a violência e a falta do bem-estar geral.
As exposições são espaços de escuta, de acolhimento e de partilha, onde falamos de nossas emoções com naturalidade e reforçamos nossas relações saudáveis, fundadas na humanização que nos chega através dos trabalhos e dos artistas.
Artistas fazem bem ao mundo!
LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER
Exposição Coletiva
Artistas: Amanda Novaes, Antônia Riera, Eleonora Costa, Luiz Poletti, Marcia Betschart e Silvana Coppola




ARTE SOBRE ARTE
Artistas: Benigna Silva e Wagner Vivan
Artistas de Arte Têxtil do Estúdio Wagner e Benigna jogam luzes sobre obras de Mestres da Arte Contemporânea.




TUDO AZUL
Curadoria: Estela Mota
Essa expressão informal brasileira “Tudo Azul” é uma forma de afirmarmos que tudo está ótimo, em paz, tranquilo, fluindo bem.
Vivemos em uma época em que a pressa se instaurou, e onde as pessoas sempre estão precisando finalizar algo. Mas se não der “tudo bem.... tudo em paz”.
Nosso maravilhoso Leão, feito pela artista Mariliz Bocate, representa justamente isso... a certeza de ter que ser forte, sem precisar tirar a leveza do olhar, e a sutileza dos nossos sentimentos que tudo acaba bem.
E nesse universo azul, o desafio foi montar as peças utilizando um kit só com tons de azuis. O turquesa e o violáceo, mostra que as nuances nos fazem saber que os diferentes estão presentes, e que juntos somos melhores.
Um grupo plural, Mestres, profissionais da área e aprendizes. Todos juntos e misturados, sob a Curadoria de Estela Mota, numa onda azul de sentimentos e desejos!

SONHOS FEITOS À MÃO
EuroRoma

SÃO PAULO COLORIDA
WR ART Galeria
São Paulo Colorida: Uma cidade traduzida em arte
A WR ART Galeria apresenta a exposição coletiva "São Paulo Colorida", a mostra propõe uma visão vibrante e sensível da cidade, revelando São Paulo não apenas como uma metrópole de concreto, mas como um organismo vivo, pulsante e acolhedor.
Cada artista imprime sua técnica e memória para traduzir esse espaço plural em matizes expressivas, explorando cor, diversidade e identidade.
Direção e Curadoria
Sob a direção de Rita e Wander Mazzotti e curadoria de Paulo Mattos, a exposição une artistas contemporâneos e artesãos em um grande movimento de troca artística e cultural, fortalecendo a conexão entre criadores e público.
Artistas Convidados
A exposição conta com a participação especial de:
Alana Susana, Amanda Sanzi, Benigna&Wagner, Carmen Bravo, Cido Oliveira, Erika Mangas, Evandro
Schiavone, Fabíola Martins, Henry Vítor, Ju Granja, Leandro Duarte, Lia Fajer, Lúcia
Rosa, Luciano Kalil, Ludmila Araújo, Lúcia Rosa, Paulo Mattos, Rodrigo Bixigão, Thais Kato, Traude Augustin, Vlady e Wander Mazzotti.



EXPOSIÇÃO TÊXTIL
Artista: Sarah Luise Kaminski
Curadoria: Ciça Mora
Co-curadoria: Janete Fontinelle
Sarah Luise Kaminski, professora de patchwork e arte têxtil desde 1998,
tem como proposta multiplicar o conhecimento têxtil, desenvolvendo técnicas para facilitar o trabalho, utilizando todos os tipos de tecidos, linhas e resíduos têxteis.
Nasceu no interior de Minas Gerais, habitando a simplicidade e profundamente interligada à natureza.
Desde pequena se interessou pelo têxtil. Seus trabalhos transformaram-se com o tempo, desenvolvendo técnicas e processos, com a utilização de diversos tipos de tecido para suas composições. Arte e natureza conectando retalhos e linhas, com cores intensas e contrastantes. Seus trabalhos são reconhecidos pelo seu diferencial e ousadia de criação em suas montagens autorais.
Deu aulas e oficinas em festivais e eventos nacionais, e desenvolveu diversos projetos de reaproveitamento de tecido e aulas de costura na comunidade. Participou de exposições no Brasil, Portugal e uma individual na França em setembro de 2025. Mora atualmente em Nova Petrópolis RS.
Montanhas, nuvens, casas, frutas e florestas.
Azul, verde, vermelho, amarelo, terra. Terra.




EXPOSIÇÃO MINIMUNDOS – Pequenos cenários, grandes histórias
Artista: Vlady
Uma mostra cheia de memória, afeto e criatividade — com quadros e projetos feitos 100% em papel, recriando os cenários e ambientes que criei ao longo dos últimos 20 anos para revistas, sites e decorações.
Cada peça tem uma história… e o melhor: todas estarão à venda!
Vem visitar, se encantar e, quem sabe, levar um pedacinho desse universo de papel pra sua casa!



EXPOSIÇÃO Exposição Oshibana Art
Artista: Mirian Tatsumi
Flores prensadas com emoção e beleza!
A Oshibana é a arte de prensar flores, folhas, galhos e frutas, transformando-os em obras de arte e objetos decorativos. Originada no Japão, a técnica permite preservar a beleza natural das plantas, criando quadros, bijuterias, embalagens e muito mais.
No Brasil, a arte ganhou destaque com o trabalho da artista Mirian Tatsumi, referência nacional e internacional, que há mais de 20 anos se dedica à Oshibana. Desde 2007, ela lidera a escola Oshibana Art, no bairro da Liberdade, em São Paulo, promovendo exposições, cursos e workshops.
Mirian acumula importantes premiações, como o Prêmio de Excelência em Criatividade na Grande Exposição de Arte do Bunkyo, no Japão, e o Prêmio Vanguarda em Pesquisa e Inovação, consolidando sua contribuição para a difusão e valorização dessa arte no país.




EXPOSIÇÃO de Arte Têxil: Bordando Nossa História
Artistas: Grupo Mujeres Arpilleristas
A exposição “Bordando Histórias” é uma mostra que celebra a arte das arpilleras, uma forma de arte têxtil originária do Chile, este tipo de trabalho artesanal, utiliza materiais acessíveis e recicláveis, tornando-se uma expressão autêntica da identidade e da narrativa popular.
Nesta oportunidade, apresentamos uma seleção de obras criadas ao longo do tempo, explorando e destacando as diferentes técnicas que enriquecem esta tradição.
Cada arpillera conta uma história, um pedaço da alma de quem as confeccionou.
Convidamos você vai mergulhar neste universo de cores e texturas.



EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA
Artistas: Ju Granja
Oficinas de modelagem artística em cerâmica e concreto.
Workshop de papietagem.
Exposição e Vendas de Peças




EXPOSIÇÃO Blythes Fazendo Arte
Local: no Desafio de Artesanato na Moda – Pátio da Indústria
Curadoria: Vagner Carvalheiro
O jeans é conhecido por ser companheiro das aventuras urbanas, das festas improvisadas e dos domingos preguiçosos. Só é preciso lembrar do consumo consciente, que não tem custo e deixa o meio ambiente contente. Porque por trás desse tecido tão querido, esconde-se uma história nada mágica: para fazer uma única calça jeans, são usados entre 5 mil litros de água, além de produtos químicos que poluem rios e afetam a natureza.
Mas... e se a gente contasse outra história?
Em uma das exposições de bonecas Blythe da Mega Artesanal, o jeans ganha um novo destino, mais leve, colorido e encantador. Uma exposição mágica que vai misturar diversos temas para uma obra de arte encantadora, as bonecas Blythe serão vestidas com roupas jeans pintadas com a técnica Bauernmalerei , também conhecida como pintura rural, que é um estilo de artesanato rústico de origem alemã, que se caracteriza pela aplicação de pinceladas espessas e livres.
Essa obra nasce dos pincéis de Cristina Bottallo, artista que mistura tintas, tecidos e fantasia para criar beleza com propósito. Cristina usa sua técnica de pintura para fazer do jeans um jardim encantado.
A segunda exposição das bonecas Blythe faz uma reverência a história dos materiais e técnicas utilizadas no artesanato com estampas criadas pelos alunos do 2° ano do curso de ciências humanas e sociais aplicadas da Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes.
A terceira exposição das bonecas Blythes é uma homenagem, em preto e branco, com formas e linhas geométricas quase escondidas, presentes no trabalho da artista plástica norte americana Geórgia O'keeffe realizada pelos alunos e alunas do curso técnico em Design Gráfico da ETEC José Rocha Mendes.
Venha visitar a exposição que ocorrerá nos dias 05/07 ao dia 09/07 onde a arte floresce, a moda ganha consciência e até o tecido mais poluente pode virar poesia.




Patrocinadores





















